sábado, 2 de abril de 2011

HISTÓRIA DO LOCAL ONDE VIVO " DALTRO FILHO"


Resido desde meu nascimento em Daltro Filho, Distrito do Município de Tenente Portela. O nome do Distrito foi escolhido por Ebraim Azevedo Capitão designado pelo Comando Estadual. O Distrito de Daltro Filho criado pela Lei Municipal n°. 329/63 de 16 de Novembro de 1963, localiza-se entre a sede do Município de Três Passos. Abrangendo as Localidades de: Km 12, Barra da Fortuna, Lajeado dos Machados, Alto Azul, Baixo Azul, Baixo Cordeiro de Farias, Marco da Pedra, Nossa Senhora de Lurdes e Burro Magro.
Os Pioneiros atraídos por terras férteis, abundância por madeira de lei, vieram das mais diferentes regiões: Formigueiro, São Sepé, Taquaruçu e Frederico Westephalen.
Entre os anos de 1963 a 1985, foi designado o primeiro Sub-Prefeito do Distrito, o Senhor Vivaldino Dias, sendo seu sucessor, Lucídio Avrella no período de 1989 a 1992. Estes tinham como principal função coordenar o bom andamento da comunidade.
Baseado numa economia essencialmente agrícola com a produção de grãos e fumo, no ano de 1975, Daltro Filho era considerado um dos Distritos mais ricos do Município, tanto no setor agrícola como setor educacional. Com a introdução da soja, mecanização da agricultura houve uma leva decadência econômica ocasionando êxodo rural.
As primeiras sociedades a serem formadas, foram: a Escola Municipal Visconde Mauá, que funcionava num prédio de madeira (1959); A Capela Santos Anjos 1948; Salão de Baile e Bolão (1945); O Time de futebol Botafogo (1953), posteriormente foi criado novas entidades devido à necessidade de socialização e integração entre as pessoas. Surgiram então a Sociedade de Damas (1976), Grupo de Jovens (1979) e Associação Esportiva, antigo Bota Fogo (1976).
Em meados dos anos 60 o número de habitantes no Distrito era grande, nos cultos realizados nos Domingos à tarde a Igreja ficava lotada, os jogos de futebol de campo aconteciam nos sábados à tarde chegando a ter até cinco times.
Com aumento da população, o número de alunos também aumentou e os pais e a professora Senhora Matilde Pastório, resolveram passar a Escola para o Estado, concretizando essa idéia, foi construída uma Escola de madeira e em 30 de março de 1961, pelo Decreto Estadual 12.241, foi criada a Escola Rural de Daltro Filho, Como número de alunos continuava aumentando o prédio escolar foi aumentado em 1969 a Escola passou-se denominar Escola Estadual de 1° Grau Francisco Balestrin, em homenagem ao presidente do circulo de pais da época Francisco Balestrin.
O comércio da época tinha um moinho colonial, um açougue, armazém, bar e bolão, ferraria e marcenaria.
Para atender as necessidades das pessoas do Distrito no ano de 1983 foi colocado em funcionamento um telefone a pilha e tocado a manivela, em 1985 foi Inaugurado o Sub Posto de Saúde e também no mesmo ano o Posto dos Correios, exercendo suas funções até os dias de hoje, e no ano 1993 foi instalado uma central telefônica, ambos situados no bar e mini mercado.
Atualmente a realidade do Distrito é outra, em sua sede encontramos poucos moradores, a maioria destes moradores são aposentados e os demais trabalham no comércio do Município de Tenente Portela.
Na sede encontramos a Igreja Católica, Igreja Assembléia de Deus, o Salão da Igreja Católica, Posto de Saúde, Escola Estadual de Ensino Fundamental Francisco Balestrin, Ginásio de Esportes. No setor do comércio encontra-se o Bar e Mini Mercado (onde também funciona o posto do correios), uma ferraria, fábrica de camas e um bar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário